segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Europa fechada






"Parece bastante hipócrita a tenacidade com que a Europa procura evitar a chegada de imigrantes africanos, quando não são outra coisa que o resíduo patético das suas corridas coloniais de vários séculos.

Esperará por acaso a Europa que depois de séculos a saquear a África despojando-a da sua cultura, dos seus recursos materiais e humanos, de injetá-la com a sua febre perniciosa de consumo, vai poder encarar o novo milênio como uma espécie de fortaleza artilhada e compacta em cujo interior todos são felizes enquanto que, no exterior, a fome e o desespero alastram?

No conto de Edgar Allan Poe 'A máscara da morte vermelha' simboliza-se a futilidade da intenção do príncipe de se fechar no seu palácio a dar festas até que a peste passe.

A morte acabou por entrar.

A Europa é rica graças, essencialmente, a tudo o que levou da África.

Por acaso esperais que os africanos famintos fiquem padecendo da miséria dos vossos latrocínios enquanto que as sociedades européias desfrutam dos altos níveis de qualidade de vida?

Acreditais que é tolerável que quem os roubou, matou e violou centenariamente venha a pontificar-se e a dar-lhes lições sobre moral e direitos humanos?

Não vos lembrais, ingleses, dos massacres do Kenya; os despojos na Rodésia?

Não vos lembrais, franceses, o quanto roubastes em Dakar e na Costa do Marfim?

Não vos lembrais, alemães, dos campos de concentração na Namíbia e dos crânios do povo guerreiro dizimado e que ainda conservais no Museu de Medicina de Berlim?

Não vos lembrais, belgas, das vossas atrocidades no Congo?

Não vos lembrais, portugueses, das vossas escavações depredadoras em busca do ouro de Angola, das vossas caçadas de escravos em Moçambique?

Não foi a vossa cobiça e a vossa vaidade ridícula, europeus, que regou com tanto sangue de crianças inocentes os diamantes da Serra Leoa?

E agora dai-vos ao luxo de repelir estas barcaças de desesperados, de encerrardes e de deportardes os fugitivos que chegam às vossas costas marítimas, porque até dão mal aspecto às vossas glamorosas praias mediterrânicas.

Se a Europa fosse coerente com as suas próprias políticas de direitos humanos teria que acolher com os braços abertos todos os africanos e pedir-lhes perdão por todas as ofensas, oferecendo-lhes repartir aquilo que levaram de suas terras.

E o mais curioso é que estes embandeirados pela angústia não pedem o que lhes pertenceria por direito.

Apenas pedem as migalhas de uma esmola, vender bujigangas nas praças, entregar jornais ou lavar automóveis... e mesmo assim não os querem...

É um espetáculo demasiado doloroso, demasiado triste que no centro da vossa grande civilização se mostrem os rostos obscuros das vítimas que o tornaram possível.

A vossa cegueira é admirável, a vossa hipocrisia é criminosa, a vossa baixeza é formidável.

Meditai longamente sobre o que estais a fazer, europeus.

Vós, que fizestes história, seríeis demasiadamente estúpidos se esquecêsseis o que aprendestes.

Todo o poder de Roma não impediu a sua queda às mãos dos bárbaros famintos da Germânia e do Tártaro.

Toda a majestade da Britannia se baixou sem atenuantes perante as massas hindus lideradas por um homenzinho de aparência insignificante mas com um grande coração.

Despertai do vosso sonho torpe e da vossa fantasia narcótica.

O mundo ruge desesperado à vossa volta.

Quanto mais tempo pensais que podereis fingir não ouvir?

A Europa deseja permanecer fechada enquanto que uma África saqueada se dessangra... como a América Latina... como o Oriente de segunda...

Não se pode aceitar que tanta beleza nas artes tenha surgido de corações tão duros...

Seguramente a Europa abrirá o seu coração, as suas portas...

Seguramente aprenderemos algum dia a tratar todos os seres humanos como iguais, porque se não for assim, estaremos aceitando os distintos genocídios ocorridos ao longo da história como feitos normais..."

(Texto recebido por email; desconheço a autoria)
Imagem de http://eudesenholetras.files.wordpress.com

4 comentários:

  1. Devido à quantidade de caracteres remeto os leitores ao blog de Nguvulu Makatuka,onde foram feitas interessantes reflexões sobre este tema. Eis o link:
    http://makatuka.spaces.live.com

    ResponderExcluir
  2. Vim visitar e deixar um beijinho.
    Manuela

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua presença no meu blog de orações.
    bj
    Manuela

    ResponderExcluir
  4. Alpha, infelizmente é verdade o que você expôs sobre a Europa. Os africanos foram sempre muito explorados pela Europa. É um quadro muito triste este, mas que se repete no mundo; os ´mais fortes´ sempre sugando dos mais indefesos. Parabéns pelos temas do seu blog, que se desenvolvem com muita profundidade e seriedade nas informações contidas.
    Um abraço,
    Chris

    ResponderExcluir

Campanhas que eu aprovo

Gentileza Gera GentilezaDoe mais que um clique
Procure uma entidade beneficente:
Diga não ao bloqueio de blogs