quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quando o preconceito nasce de quem pensa com os pés!

INACREDITÁVEL: QUANDO O PRECONCEITO NASCE DE QUEM PENSA COM OS PÉS!
Texto retirado de (http://jbsarti.spaces.live.com/blog/cns!6D5D0452EE56F17A!1201.entry?sa=339262095)

Sem nenhum julgamento, apenas vamos rever, cada um de nós, como é que estamos em relação a nossas posições; nossas idéias; nossos "radicalismos"; nossos sentimentos ...

Falamos muito sobre violência; guerras e queremos a Paz, como se isso fosse uma questão "dos outros". Qual é a nossa contribuição individual para a desarmonia; para os antagonismos ? Estou realmente "aceitando" o outro? Ou a minha opinião é a melhor ?

A matéria vale como reflexão: não é digna de aplauso ! Mas que seja um alerta para que não ocorram situações como essa. O ser humano tem coisas muito melhores para oferecer ! a fraternidade; o amor ao próximo ! a verdadeira Caridade !


..."Em verdade vos digo: todas as vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo. "
(Mateus, cap. XXV, v 45)

Aconteceu um incidente grave em São Paulo , que contraria tudo aquilo que se fala sobre o lado bom e generoso do povo brasileiro.

O incidente abaixo foi primeiramente noticiado pelo jornal Folha de SP ontem e depois pelos demais em todo o País.

O Lar Mensageiros da Luz é um abrigo de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral. Atualmente atendem 38 pessoas da Baixada Santista, SP. E de onde vêm esses deficientes? São deficientes em risco pessoal e social encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

O INACREDITÁVEL

Como tudo começou? Foi programada na Semana Santa uma visita de jogadores do Santos F.C. ao Lar Mensageiros da Luz, que dá assistência à paralisia cerebral. Seriam entregues ovos de Páscoa.

Quando o ônibus parou á porta da instituição, alguns jogadores como Neymar, Robinho, Fábio Costa, Durval, Léo, Marquinhos e Brum se recusaram a descer.
Ganso chegou com seu próprio carro e, antes de entrar no local, foi chamado pelos colegas que estavam no ônibus (eles gritaram e bateram nas janelas). Ganso entrou no ônibus e não saiu mais.

A razão? Souberam que a instituição tinha sido fundada por espíritas.
O presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro foi até o ônibus e conversou com os atletas. "Falei para os jogadores que o Santos tem que provar que não é apenas um time de futebol".

O técnico Dorival Júnior, visivelmente constrangido, disse que deixara claro que era uma atividade paralela às atividades do clube e que não era obrigatória a presença de todos. “Era pra ser algo fraterno, buscando uma troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer” - disse o técnico santista.

Dentro da instituição, os jogadores que participaram da doação dos 600 ovos, entre eles Felipe, Edu Dracena, Arouca, Pará e Wesley, conversaram e brincaram com as crianças.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho e Neymar disseram que sua religião (evangélica) precisa ser respeitada. Por isso não desceram do ônibus para visitar os deficientes que os esperavam.

“Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita” – disse Robinho

Evangélico, Neymar disse o seguinte: “Fiquei sabendo dos rituais religiosos (sic) realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".

E DEPOIS?

Essa notícia me foi trazida pelo meu filho e companheiro de jornada, Átila Nunes Neto, que como eu, estava chocado.Meu filho é um homem de 36 anos e foi criado num lar espiritualista, mas sempre alertado para que jamais sua fé passasse por cima dos princípios básicos da fraternidade.

Chico Xavier dizia que se Allan Kardec tivesse dito que “Fora do Espiritismo não há salvação”, ele não teria seguido os passos da Doutrina Espírita. Mas, Kardec disse que “Fora da caridade não há salvação”. E a gente aprende que na caridade não há excessos e que deve ser a felicidade dos que dão e dos que recebem.

O preconceito no caso de alguns jogadores do Santos superou a caridade. É uma pena. Eles teriam invadido de alegria os corações daquelas crianças com paralisia cerebral.

Mas, o preconceito é uma opinião não submetida à razão.

Pior mesmo, é quando o preconceito religioso surge de quem pensa com os pés.

ÁTILA NUNES = RECEBIDO POR EMAIL 22/04/2010 =HUMILDADE,AMOR AO PROXIMO, COMPREENSÃO,FRATERNIDADE,SÃO PRINCÍPIOS QUE NÃO DEPENDEM DE RELIGIOSIDADE E SIM, DE UMA ÍNDOLE ELEVADA COM NOÇÃO DO QUE SEJA UM MÍNIMO DE SOFRIMENTO A QUE TODOS OS SERES HUMANOS ESTÃO SUJEITOS.DA PRÓXIMA VEZ,PROCURE REFLETIR UM POUCO MAIS E O MESMO DEUS QUE ATENDE A TODOS OS SEUS FILHOS COM CERTEZA VAI FICAR MUITO MAIS CONTENTE.= JBSARTI.

5 comentários:

  1. Sarti! Estou chocada com o que acabei de ler! Que vergonha! A isso dou o nome de pecado!!!! Que subversão/deturpação do significado da palavra Religião ( re ligare, unir de novo o homem ao seu Deus)! Quando os homens colocam seus pontos de vista, seus parcos/pobres entendimentos do que alardeiam ser a Verdade, acontecem tais aberrações, abjetos paradoxos!

    Não me lembro de nenhum deus que os homens escolhem seguir que preconize tal gesto! E se tal existe, é fruto de uma mente humana que renegou sua própria origem e criação. Até quando justificarão os homens suas vís tendências, seus podres e mesquinhos desejos em nome de uma religião? Até quando separar-se-á, mutilar-se-á, envilecer-se-á, bestializar-se-á o filho de um Deus que acreditamos perfeito? Até quando as religiões separarão os "filhos de Deus"? "Isto é uma vergonha", um non sense, um aviltamento de qualquer dignidade humana... isso sim É o tal do pecado!

    São tais episódios que fazem com que a cada dia as pessoas mais se afastem das religiões e se acerquem de uma autêntica relação com o Deus de seus entendimentos. De um Deus que não segrega, nem pune; de um Deus que não se encontra em templos, de um Deus que é encontrado a todo instante na Natureza e no corpo do homem, na vastidão incógnita do universo, nas Leis compreensíveis e não entendidas, na fagulha de Amor que se convencionou chamar Vida... Pecado? Sim, chamemos tal conduta disso, por respeito aos que me lêem. Mas talvez no futuro consciente a palavra seja Crime.

    Um sincero e fraternal abraço. Leninha

    ResponderExcluir
  2. É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito. Einstein

    ResponderExcluir
  3. Gestos como esse nos evocam uma dupla moral; há uma “fraternidade” para os “irmãos” de crença e uma segregação para os outros. Há diferenças no doar e sempre sabe “a mão esquerda o que a direita fez”. Gestos como esse evidenciam que há propósitos nada nobres, caso fosse outro o local visitado, por trás do alardeio do gesto:autopromoção, marketing .

    Nada vi neste episódio que não me lembrasse um cumprimento de agenda, algo talvez enfadonho, mas que é de”bom tom” ser feito... Mesmo que o Lar fosse evangélico, escancarou-se a ausência de sinceridade da doação de si, mais preciosa que qualquer vultosa contribuição material.

    ResponderExcluir
  4. Nesta sequencia que ocorre no dia a dia nos prova que o que aqui plantamos aqui colhemos, e não foi diferente com este garoto NEYMAR,pois apos este triste incidente de que ele não poderia visitar crianças com paralizia celebral e por viverem em uma instituição espirita sua colheita chegou vamos dizer que muito rapida, pois passou a depnder de quem o visitasse em um hospital, e acredito que independente de religiosidade pois torcedor de futebol abrange todos os tipos de gente e de credulo.
    que fique esta lição para um jovem que ainda tem muito que caminhar para aprender nesta faculdade que é a vida.
    FICA UMA PERGUNTA NO AR, SE PELÉ NOSSO ETERNO REI DO FUTEBOL, penssasse desta mesma forma sera que seria este patrimonio que é até hoje e que vai continuar a ser?
    NEYMAR QUEM NÃO SABE PERGUNTA, ASSIM É A VIDA PENSE NISTO NUNCA É TARDE PARA SUPERAR OS ERROS.

    ResponderExcluir
  5. iNFELIZMENTE!OPRECONSEITO RELIGIOSO EXISTE,Ñ ADIANTA NEGAR!FALO POIS SOU VìTIMA DELE,NEM O DIRETO DE MORAR E, VIVER DO GEITO QUE QUREMOS MAIS PODEMOS ,POIS MORO EM UMA RUA à QUAL TAMBEM TEM UMA PSICOPATA ,QUE ACHA QUE E,DONA DELA ,BRIGA POR ELA COMO SE FOSSE A CASA DELA,DIS QUE PERTO DELA NIMGUEM VIVE DO JEITO QUE QUER (OBS)NÃO AGE SOZINHA ,TEM UM MONTE DE GENTE JUNTO COM ÊLA NISSA CAUSA DELA,PARA ISSO Ñ TEM ESCRUPULO NEHUM,ESPALHAM BOATOS
    MINTIROSSOS,CALUNIA DE TODAS AS FORMAS,CHANTAGEãO,FAZ CHAVECO,CHANTAGEM,POR FIM ATè AMEAÇAS,SEM CONTAR QUE ESPALHAM CALUNIA DE TODAS AS FORMAS PARA PREJUDICAR,TUDO ISSO COM AJUDA DE ALGUNHAS PESSOAS DA RUA E DA IGREIJA HA QUAL FREQUENTA,A PERSSEGUIÇAO E TANTA QUE FAZ AS PESSOAS TOMAR MêDO E PENSSAR QUE SOU UM MONTRO,TUDO ISSO PQ QUERO FICAR QUIETA NO MEU CANTO E,CUIDAR DA MINHA VIDA!

    ResponderExcluir

Campanhas que eu aprovo

Gentileza Gera GentilezaDoe mais que um clique
Procure uma entidade beneficente:
Diga não ao bloqueio de blogs