domingo, 25 de outubro de 2009

O escândalo do bispo


Veio à tona, em forma de escândalo, o abominável, execrável episódio da exploração do homem pelo homem em nome da fé...Os jornais noticiam que o bispo Edir Macedo foi denunciado por enriquecimento ilícito, entre outros delitos (desvio de dinheiro , lavagem de dinheiro, formação de quadrilha)...o dinheiro provém das doações de fiéis em nome de Jesus! Meu Deus! Quanto fazem em Seu nome... Quanta exploração da fé dos humildes, dos desesperados, dos de boa-fé.

A alguns anos atrás fui a uma destas igrejas movida pela curiosidade; éramos - de certa forma - vizinhos e lá fui para "entender" o que acontecia, visto que meu sossego se tornou impossível, pois os alto-falantes usados nos cultos (três por dia) eram usados no volume máximo. Pois bem, lá chegando, após um certo tempo, sentí o constrangimento de quem não tinha o que doar, pois não carregara dinheiro comigo...Mas, meu constrangimento virou estupefação quando reparei que o valor da oferta inicial era bastante alto! Algo em torno de vários salários mínimos para um povo que custava a ganhar honestamente um mísero salário! Sentí-me muito mal quando me dei conta de que o discurso prometia todas as bênçãos divinas ao doador...e, como todo bom comerciante, disposto a não perder um negócio, a quantia pedida ia baixando na proporção em que aumentava a culpa dos fiéis naquele clima catártico...
Lembrei-me naquela hora do episódio bíblico de Jesus quando encontrou os vendilhões no templo...Saí de lá com um misto de asco e dó... asco daqueles que manipulam (até mesmo usando técnicas da Psicologia) a Palavra e dó daqueles que acreditam que são precisos intermediários entre Deus e os homens...

Já foi dito que para conhecermos o caráter de um homem basta lhe darmos poder. Como contestar um poder que "foi dado por um deus"? Como duvidar que o que o pastor pede não é a vontade de Deus? E assim se forja a mais vil das enganações, a maior das mentiras, o maior dos golpes posto que de "ordem divina"...

Entristeço-me por todos aqueles que exploram a boa-fé, todos os que fazem uso de seus conhecimentos para gerar males que anteviam, todos os que se utilizam do poder para engendrar discórdias, todos os que fazem uso da palavra religião para separar pessoas...Pai, perdoai-lhes, porque SABEM o que fazem...

SEMPRE ME PERGUNTEI PORQUE AS PESSOAS PRECISAM DE UM DEUS HUMANO...UM DEUS ANTROPOMORFIZADO...Um Deus que é "fiel" se sou fiel no pagamento de dízimos...um Deus que me faz passar por atrocidades se não lhe dou provas materiais de minha fidelidade...um Deus que destrói meus inimigos...um Deus que tem os mesmos defeitos que os homens: ciúme, rancor, ira...um Deus de punhos fechados e ameaçadores, um Deus intolerante que castiga...

Não consigo entender um discurso religioso...se o interpretar literalmente...Porque o interpretam literalmente até hoje? Ou o corroem numa exegese distorcida? Aí está a raiz de todos os males,toda a discriminação, toda a discórdia, a motivação das "guerras santas", toda a intolerância, aí está o germe de todo o Mal...travestido de Bem!

Penso que até demorou para que este lamentável episódio da Igreja Universal do Reino de Deus viesse à tona...foi preciso que alguns "fiéis" buscassem um Deus para além das promessas do pastor...Ou, talvez, pelo pior caminho : descobrissem que o Deus do pastor falhou: não cumpriu com sua parte na promessa de fidelidade... Quantas vezes ví o desespero estampado no rosto de pessoas que venderam seus bens - como carros, jóias e até mesmo casas - ou que contraíram empréstimos para comprar benefícios divinos e, não conseguiram o que esperavam... Apenas os templos vão se tornando imponentes, luxuosos, inúmeros...apenas os pastores conseguem a bênção de um carro novo anual ou uma mansão luxuosa...

E agora, pastor? Onde o discurso que era refrigério e garantia - mesmo às custas de sacrifício? SACRIFÍCIO...Quanto peso carrega esta palavra! Bem maior que o peso das notas -em dólares...Será mesmo que em pleno século XXI as pessoas ainda acreditam que a relação com Deus seja baseada na troca??? Que há um Deus ciumento, inseguro de seu poder, sempre em eterna luta com Sua criação (o Diabo!), sempre a disputar como os deuses antigos o amor dos homens???

Entristeço-me pelo amor puro dos homens puros de coração que entregaram seu desespero nas mãos de homens impuros por convicção...Entristeço-me por aqueles para os quais - como disse a canção: bastaria o olhar, pois não aprenderam a rezar...São puros e não se dão conta de que seu Criador não precisa de intermediários...nem de oferendas e se quedam, respeitosos, às falas de quem deturpa o que chama de santa Palavra...

O que a sociedade espera agora é que se faça uso de um outro tipo de justiça: não a "divina" e sim, a humana representada por nosso Poder Judiciário! Sim, pois não se trata mais de "pecado"...para além disso, trata-se de crime! Quanto àquela, por certo se fará quando, segundo as Escrituras, chegar o momento da prestação de contas...

Assista o video e tire suas próprias conclusões!


Maiores informações sobre o escândalo envolvendo Edir Macedo podem ser obtidas no seguinte endereço:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1262537-5598,00-EDIR+MACEDO+E+MAIS+VIRAM+REUS+ACUSADOS+DE+DESVIAR+DINHEIRO+DE+FIEIS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanhas que eu aprovo

Gentileza Gera GentilezaDoe mais que um clique
Procure uma entidade beneficente:
Diga não ao bloqueio de blogs